Expand search form

Sofia Ramos e como as ideias simples podem trazer bons resultados

Prazer, eu sou a Sofia Ramos
Compartilhe

Em 2019, a Sofia Ramos passou a fazer parte da equipe da inova.

A Sofia não é uma pessoa comum na equipe.

Ela foi criada para facilitar a migração das atividades de comunicação interna da Pluscargo Brasil para o Workplace, plataforma do Facebook. É uma assistente virtual.

Sofia foi uma persona construída com muito carinho para ajudar as pessoas a se adaptarem ao novo.

Ela criou voz, habilidades e sua imagem faz parte do projeto This Person Does Not Exist, criado por um engenheiro de software do Uber e que utiliza um algoritmo de inteligência artificial para criar rostos de pessoas que não existem.

A implementação do projeto foi tranquila, a Sofia cumpriu suas metas e já era parte da equipe, tanto a nossa quanto a do cliente.

O que a gente não sabia é que algumas semanas depois, o mundo corporativo sofreria mudanças profundas por conta da pandemia de coronavírus.

O trabalho teve de rapidamente se adaptar ao ambiente remoto, as pessoas tinham de entender de softwares que elas nunca usaram e, em um curto espaço de tempo, era preciso estabelecer novas rotinas e maneiras de se conectar com os colegas.

E foi aí que a Sofia ganhou outras responsabilidades:

✓ ajudou as pessoas a se adaptarem às novas ferramentas de trabalho

✓ deu alternativas para a troca de informação, monstrando as possibilidades digitais

✓ incentivou pessoas a trabalhar marca pessoal e ajudou equipes a entenderem novos processos de trabalho

✓ ofereceu suporte emocional para quem ainda não se sentia seguro em gravar um vídeo ou áudio para manter a comunicar fluída na empresa

Mudança de função

O nível de confiança entre a Sofia e as pessoas era muito grande e o momento pedia total transparência em qualquer ação.

Decidimos contar em uma live a verdadeira história da Sofia e como ela nasceu. Isso seria feito, mas apenas no evento anual da empresa, onde preparamos uma série de surpresas e contamos os bastidores dos projetos.

Muitos receberam a notícia com surpresa, pois consideravam a Sofia como parte da equipe mesmo. E não deixaram de conversar com ela em nenhum momento.

Hoje, a Sofia mudou de função, mas continua fazendo a ponte entre as boas práticas e as rápidas mudanças que ocorrem no ambiente de trabalho.

Toda semana, é no e-mail da Sofia que chegam as dicas e sugestões para melhorar a comunicação interna. E ela ganhou até um WhatsApp para participar das conversas da equipe do cliente.

A Sofia nos mostrou que as ideias simples podem trazer os melhores resultados. E que nos ambientes onde a colaboração prevalece, todos crescem mais rápido.

A gente não vive mais sem você, Sofia Ramos <3


Compartilhe

Veja também